Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DI-ariamente

Don't be afraid of anything 🤗

DI-ariamente

Don't be afraid of anything 🤗

Mudança: Bomba de Insulina vs Caneta

Catarina Lopes Garcia, 14.10.19

Bem, como já devem saber, sou diabética (Tipo 1) há um ano e meio e, durante esse tempo já tive dois tipos de tratamento, tratamento com caneta e tratamento com Bomba de Insulina. Desde o dia da descoberta até Fevereiro do ano seguinte (durante 10 meses) utilizei canetas. A partir de Fevereiro, até ao presente, utilizo Bomba de insulina. 

Antes de contar a experiência, vou falar um pouco sobre como funciona cada uma delas:

  • No tratamento com caneta, são usados dois tipos de insulina, a de ação rápida e a lenta (já falei delas num post anterior). No meu caso, sempre que ingeria hidratos de carbono, mais especificamente, ás horas das refeições, dava a insulina de ação rápida (Apidra) e, a Lantus dava apenas uma vez por dia. 

inCollage_20191014_173027223_1.jpg

  • No tratamento com a Bomba de Insulina é usado apenas um tipo de insulina, a de ação rápida ou ultra-rápida. Com isso, a pessoa fica com a bomba conectada durante 24 horas por dia e tem um tratamento constante. É feito a troca do catéter a cada 3 dias, o que significa uma picada, apenas, de 3 em 3 dias. 

                                                                                             bomba-de-insulina.png

Agora vou contar o que achei de cada uma das terapias. Não são necessariamente vantagens ou desvantagens, porque cada um tem uma perceção diferente e um gosto diferente.

  • Quantidade de Picadas 

A quantidade de picadas é, sem dúvida, a grande diferença entre estes dois tratamentos. Enquanto que com a bomba, só "furo" a barriga a cada 3 dias ( na mudança do catéter), com a caneta tinha de me "furar" no mínimo 6 vezes por dia.

  • Nova Companhia 

O uso da bomba obriga-te sempre a tê-la contigo, 24 horas por dia. A bomba não é apenas um objeto, é um objeto com fios. 

A diferença entre a caneta e a bomba é muito simples, a caneta tem de andar sempre contigo, mas não anda presa ao teu corpo, a bomba está sempre presa a ti, 24 sobre 24 horas por dia.

  • Horários 

Com o uso da caneta, a insulina lenta precisa de horários, tem sempre uma hora certa para ser tomada. Com a bomba, isso não acontece, porque a própria configuração da bomba (feita pelos médicos) já se encarrega de fazer o papel da insulina lenta.

  • Liberdade

Para muitos de nós, a liberdade é uma maravilha, para outros é apenas um motivo para se adaptar. A bomba de insulina dá-nos uma maior liberdade, pelo facto de poderes comer a "qualquer hora" e não seres "obrigado/a" a "furar" a barriga. A única coisa a fazer é clicares num botão para regular a quantidade e pronto! a insulina vai para dentro do teu corpo.

Com a caneta, pode existir a preocupação de dar mais uma picada, seja na rua, em frente das pessoas, ou em qualquer local.

E pronto malta, é isto, desculpem postar fora de "horas", mas não me esqueci de vocês.

Fiquem bem                  

                                                                                                                            Catarina 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post