Saltar para: Post [1], Coment√°rios [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DI-ariamente

Don't be afraid of anything ūü§ó

DI-ariamente

Don't be afraid of anything ūü§ó

Hiper e Hipoglicémia

Catarina Lopes Garcia, 05.10.19

Olá malta, espero que vocês estejam todos bem.  

Como v√™m, c√° estou eu mais uma vez. E hoje , para dar continuidade ao assunto das √ļltimas semanas, preparei-vos uma breve explica√ß√£o sobre Hiper e Hipoglic√©mia, que s√£o duas situa√ß√Ķes de especial import√Ęncia e aten√ß√£o na diabetes.

Ent√£o vamos a isto.

  • Hiperglic√©mia¬†

A hiperglicémia caracteriza-se pela presença de níveis elevados de açucar(glicose) no sangue. 

Come√ßa a considerar-se hiperglic√©mia quando a glic√©mia no sangue for superior a 150 mg/dl e, pode ocorrer devido a doses de insulina insuficientes, omiss√£o de uma dose de insulina, situa√ß√Ķes de doen√ßa e/ou excesso de hidratos de carbono.

Os principais sintomas de hiperglicémia são o aumento da sede, a secura da boca, fraqueza, dor de cabeça, visão turva, frequência urinária e cansaço; Podendo também, a hiperlicémia originar fome constante e dificil de controlar.

Para a corrigir-mos é necessário administrar insulina (de ação rápida), corrigir a alimentação e fazer exercício físico.

  • Hipoglic√©mia

A hipoglicémia, pelo contrário, é a baixa de glicose no sangue (inferior a 70 mg/dl) e pode ser originada pela fraca ingestão de hidratos de carbono, omissão de uma refeição, excesso de exercício físico e dose elevada de insulina. 

Os¬†principais sintomas da hipoglic√©mia¬†s√£o a sudorese (suores), palidez, fadiga, irritabilidade, sonol√™ncia e tonturas. No entanto, outros sintomas mais graves incluem o aumento da frequ√™ncia card√≠aca, vis√£o turva, convuls√Ķes e, em casos muito graves, o coma.¬†

Há ainda outra situação que diz respeito á diabetes, a Cetoacidose Diabética, mas como o post de hoje já é grande, falo-vos dela no próximo! Espero que gostem, e comentem sobre coisas que gostavam que eu vos falasse aqui, O que gostavam que vos trouxesse?    

mulher_diabetes_aferindo_analisando_medindo_glicem       Vemo-nos em breve, beijinho!             

                                                                                                                                 Catarina 

2 coment√°rios

Comentar post